quarta-feira, 23 de junho de 2010

Resumo dos Fatos - CICAS Resistência

O CICAS enfrenta nesse momento, um delicado processo de firmamento e regularização.


Após três anos de trabalhos realizados no CICAS, ainda não havíamos tido acesso a informações concretas que pudessem firmar concessão de uso de espaço, e o então esperado reconhecimento legal da iniciativa, isso porque a própria subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme jamais havia assumido a responsabilidade pela área, não atendendo formalmente a nossos representantes e ainda pior, ignorando um pedido formal de informações protocolado em ofício. Ludibriando-nos com falsas informações, nos encaminhando a outros órgãos como, por exemplo, COHAB e EMURB, que prontamente também não assumiram responsabilidade.


Em 11/06, sexta feira passada, Fiscais da Sub-Prefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, acompanhados por policiais militares e guardas civis metropolitanos, nos rendeu no espaço, e verbalmente comunicaram que área pertencia a Prefeitura; e que nós (artistas voluntários em trabalho) estávamos ilicitamente ocupando o lugar, que seria demolido na segunda próxima (14/06).



Usando da força e autoridade policial, sem nenhum tipo de notificação, mandato, ou qualquer tipo de documento formalizado, eles retiraram TODAS as nossas coisas do local (AVENIDA DO POETA, 740 - CICAS) agindo sob total desrespeito e reforçando a ameaça da demolição.





Pressionamos por todos os lados em busca de respostas para uma atitude sem dialogo algum por parte do poder público, que afirmava até então que não tinha Conhecimento da EXISTÊNCIA do Projeto CICAS, que embora recepcionasse desde o inicio de suas atividades grupos e propostas fomentadas pela própria Prefeitura, através da Secretaria de Cultura em suas leis de incentivo a Iniciativas Culturais (VAI) e o Fomento ao Teatro por exemplo. Sem contar a parceria firmada com a própria Subprefeitura e Secretaria do Verde, através de ações da Agenda 21, em busca da Formação do *CADES Regional Vila Maria.



Ou seja, argumentos absurdos, que só vem expor a má funcionalidade dos serviços públicos e a total falta de comunicação entre as Secretarias.



Na segunda 14/06/10. Um grupo de coletivos artísticos fazia a Primeira Frente de Resistência CICAS, e junto à comunidade participativa do projeto, com destaque às crianças, estavam prontos para impedir a ameaça de derrubada do espaço. Vieram a policia e os Tratores, que foram peitados, e veio também a galera do CQC (TV Bandeirantes), que ta fechando matéria sobre o caso e pode ir ao ar na segunda próxima 28/06 e que nos apóia na busca das justas informações.





Conseguimos em reunião com os Responsáveis pelo "Atentado", nesta segunda mesmo 14/06, onde garantimos um Prazo para tentarmos reverter à situação. Legalmente entraremos com a defesa, e em processos jurídicos que possam defender nosso trabalho e patrimônio.

Estamos contando com o apoio de bastante gente mobilizada, entre a mídia, parlamentares, advogados, engenheiros e a comunidade artística que vem intensificando a programação e deixando atenta a Comunidade que pode sofrer mais um descaso social perdendo uma opção de entretenimento, informação, formação e interação como o CICAS, que foi criado pela e para toda a pessoa que por aqui passa.



Esteja conosco nessa Luta! Acompanhe as atualizações no:

HTTP://www.projetocicas.blogspot.com

Assine dando mais FORÇA a nosso Abaixo-Assinado On-line.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6236

Agradecemos infinitamente o apoio de todos que já estão fazendo parte dessa batalha, dos mais presentes aos mais distantes. Nós resistiremos!

Ajude-nos a tornar publico o Abuso do Poder movido por interesses particulares.
Apenas juntos iremos por um BASTA em situações arbitrárias como esta.
Um Abraço a Todos,

Juninho13.
(*CICAS – centro independente de cultura alternativa e social).
(*CADES - Conselho Ambiental de Sustentabilidade e Cultura de Paz).

Um comentário:

Ana Estrella disse...

Fico mto feliz de saber que conseguiram apoio!!! Fiquei preocupada qd me contaram, passei a informação pra Soninha e ela tentou entrar em contato com o Subprefeito, mas ao que parece esse estava de férias... lamento não ter podido ajudar mais, mas estou torcendo por vocês! Infelizmente ainda há mta gente sem cultura e sem noção, incapaz de entender e valorizar ações como a de vocês. Mas há males que vem pra bem e isso só os fortalecerá!
Abraços!!!