domingo, 13 de junho de 2010



c.i.c.a.s.

(Centro Independente de Cultura Alternativa e Social)

O DESPEJO SEM ORDEM



NA ÚLTIMASEXTA-FEIRA, 11/06/2010, DURANTE PLENA ATIVIDADE, AS PESSOAS QUE SE ENCONTRAVAM NO CICAS E TODOS OS MÓVEIS E EQUIPAMENTOS DO ESPAÇO FORAM REMOVIDOS A FORÇA. FOMOS DESPEJADOS DO CICAS ATRAVÉS DE UMA AÇÃO INDEVIDA E VIOLENTA DA SUBPREFEITURA DE VILA MARIA/VILA GUILHERME, APOIADOS PELA POLÍCIA MILITAR E A POLÍCIA CIVIL METROPOLITANA, AGINDO SEM MANDADO DE DESPEJO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE DOCUMENTO.



DESDE A PRIMEIRA ABORDAGEM VERBAL, ONTEM, 10/06/2010 AS 10H DA MANHÃ, SOBRE A IMINENTE "DEMOLIÇÃO" DO CICAS, NÓS AGUARDAMOS UM NOVO CONTATO DO SR. JOEL BONFIM, ASSESSOR DA Subprefeitura DE Vila Maria/Vila Guilherme, QUE SEGUNDO O CHEFE DE GABINETE DESTA MESMA SUBPREFEITURA, SR. JOSÉ CARLOS ROMERO, EM CONVERSA PESSOALMENTE CONOSCO, ROGER DURAN E RENATO GIMENEZ, REPRESENTANTES OFICIAIS DO ESPAÇO, O ASSESSOR IRIA NOS VISITAR NO DIA SEGUINTE PARA UMA VISTORIA COM O ENGENHEIRO RESPONSÁVEL PELO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA E CONSTRUÇÃO DE UMA UBS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. A PALAVRA SIMPESMENTE NÃO FOI CUMPRIDA, TAMPOUCO O OFÍCIO FOI RESPONDIDO APÓS 24 DIAS. A SUBPREFEITURA PARECE AGIR DE FORMA ARBITRÁRIA, SEM NOTIFICAÇÃO PRÉVIA, SEM IDENTIFICAÇÃO OFICIAL DE FUNCIONÁRIOS E SEM APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO DE APOIO, OPRIMINDO A FORÇA AS PESSOAS LOCALIZADAS NO ESPAÇO A SE RETIRAREM, SEGUIDAS DE AMEAÇAS DE PRISÃO, ALÉM DA DEPREDAÇÃO DE TODO O PATRIMONIO DO CICAS, RETIRADO NO COMPLETO DESCASO POR UMA EQUIPE MAU EDUCADA E TOTALMENTE DESPREPARADA.

TUDO QUE HAVIA NO CICAS FOI REMOVIDO PARA A GARAGEM DOS CÃES, PRÓXIMA À REGIÃO, COM UM CAMINHÃO E UMA CAMINHONETE, AMBOS DA SUBPREFEITURA.

O CONFLITO PODERIA TER SIDO EVITADO SE A SUBPREFEITURA TIVESSE SE DIRIGIDO ATÉ O LOCAL E AO MENOS BUSCADO OBTER O MÍNIMO DE CONHECIMENTO DO TRABALHO QUE VEM SENDO REALIZADO NAQUELE LUGAR NOS ULTIMOS 3 ANOS, QUE ESTÁ INCLUSO EM PUBLICAÇÕES OFICIAIS COMO A DO PROGRAMA VAI, O GUIA DE SARAUS DA CIDADE, E ATÉ MESMO EVENTOS, COMO O QUE ACONTECERÁ AMANHÃ, 12/06/2010, PROMOVIDO PELA SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE E POR ESTA MESMA SUBPREFEITURA QUE ATENTA CONTRA A EXISTÊNCIA DO ESPAÇO, COMO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA AGENDA 21 PARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE.



FATO: O CICAS ESTÁ ABERTO, NÃO ESTÁ LACRADO. PORTANTO AMANHÃ, SÁBADO, 12/06/2010, A AGENDA DE ATIVIDADES SEGUE CONFORME PROGRAMADO ( FLYER ABAIXO), TENDO INÍCIO AS 10H DA MANHÃ COM A REUNIÃO DOS COLETIVOS E O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA, DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.



ESTAREMOS LÁ E CONVIDAMOS TODOS A TOMAREM PARTE DESSA HISTÓRIA, O MOMENTO É CRUCIAL PARA QUE TODOS POSSAM TER ACESSO À CULTURA GRATUITA ONDE QUER QUE SEJA!

A PROGRAMAÇÃO COMEÇA ÀS 10HS COM DIVERSAS INTERVENÇÕES, DEBATES E, PRINCIPALMENTE, COM A INTENÇÃO DE UNIR AS PESSOAS EM PROL DESSA CAUSA E ORGANIZAR AS AÇÕES E MEDIDAS POSSÍVEIS A SEREM TOMADAS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 14/06/2010, PARA QUANDO ESTÁ AGENDADA A DEMOLIÇÃO, SEGUNDO A SUBPREFEITURA.

A DEMOLIÇÃO DO CICAS

QUANDO OS ACONTECIMENTOS DE HOJE CHEGARAM AOS OUVIDOS DA SECRETARIA DE CULTURA, GRAÇAS AO ENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA PARA VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS – VAI, DA PRÓPRIA PREFEITURA DE SÃO PAULO, UMA REUNIÃO DE URGÊNCIA FOI MARCADA PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA, COM O SUBPREFEITO, REPRESENTANTES DO CICAS E MORADORES DA REGIÃO PARA A TENTATIVA DE CHEGARMOS A UM ACORDO. NA MESMA SEGUNDA-FEIRA QUE ELES AGENDARAM A DEMOLIÇÃO PELA MANHÃ, ELES PROMETEM QUE HAVERÁ UMA REUNIÃO PARA O PERÍODO DA TARDE. TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA EXIGIR A REALIZAÇÃO DA REUNIÃO ANTES QUE QUALQUER INTERVENÇÃO SEJA REALIZADA.

HÁ TRÊS ANOS, DESDE O INÍCIO DAS ATIVIDADES DO CICAS, ESTAMOS PROMOVENDO UMA MUDANÇA NO PANORAMA CULTURAL DA ZONA NORTE, JUNTO A INICIATIVAS DA BRASILÂNDIA, PERUS, FREGUESIA DO Ó, CACHOEIRINHA E PIRITUBA. SOMOS RECONHECIDOS COMO PÓLO CULTURAL DA ZONA NORTE PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E AGORA A SUBPREFEITURA DECLARA QUE DESCONHECIA NOSSA EXISTÊNCIA.

NOSSA AÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA É DE RESISTÊNCIA - IMPEDINDO A DEMOLIÇÃO DO CICAS ATÉ QUE A REUNIÃO COM O SUBPREFEITO SEJE FINALIZADA E SEJA DADO UM DESTINO AO TRABALHO E AS PESSOAS QUE ALI SÃO BENEFICIADAS

Um comentário:

pOsItIvE_nOiSe disse...

Acabo de conhecer o projeto, minha esposa foi até local entrevistar algumas pessoas e me contou todo o caso... somos moradores da zona norte Vila Maria/Medeiros, e achei o projeto de vcs fantástico... a briga já é minha tbm!!

segue meu e-mail: positive.noise@hotmail.com