quinta-feira, 7 de abril de 2011

CICAS - Recebe projeto Aprovado no VAI

o CICAS Recebe em 2011, seu segundo projeto direto aprovado pelo Programa de Valorização a Iniciativas Culturais da SMC.

O Projeto CICAS GRAVE II

Parabéns Núcleo Audiovisual CICAS!!!!

Nesta 8ª edição do Programa, foram inscritos 797 projetos, sendo 735 de pessoas físicas e 60 de pessoas jurídicas.

............... ...............

A Comissão de Avaliação e Propostas - composta por 16 membros, sendo 8 pessoas do governo e 8 pessoas da sociedade civil ligadas à cultura e à juventude - realizou três reuniões para efetivar suas escolhas, a partir da leitura dos projetos. A equipe do Programa VAI não participa das decisões desta Comissão.

Rafael Alves da Silva - proponente do Projeto (P.F.)

foto: Carol Doro

APRESENTAÇÃO DO PROJETO:


iNSCRIÇÃO: SMC - 190
Execução: De Maio a Dezembro de 2011
Local: CICAS – Centro Independente de Cultura Alternativa e Social
Avenida do Poeta, 740 – Jd. Julieta – São Paulo - SP

Projeto CICAS GRAVE II – “CICAS GRAVADO!”

Apresentando uma nova proposta, o projeto CICAS GRAVE II propõe a re-estruturação do estúdio de áudio em funcionamento, estruturado em 2009 de forma básica, através deste mesmo Programa (VAI-SMC), ampliando sua abertura (horário de funcionamento), os serviços oferecidos (cursos, oficinas, ensaios, gravações e edições) e a qualidade das produções (adequação de espaço e equipamento).

As principais novas propostas estarão relacionadas com o objetivo de adicionar ao espaço um novo equipamento para edições áudios-visuais integrado aos sistemas de atual funcionamento, fazendo com que o público alvo e as demandas aumentem, não restringindo o atendimento apenas a músicos e outros produtores de áudio.

O objetivo é atingir o interesse dos diferentes grupos, artistas e formatos organizados de arte e cultura, enfatizando a importância do registro visual e histórico de seus trabalhos, de forma autônoma, com personalidade e originalidade, seja em áudio, vídeo ou foto, e que todo registro pode vir servir como complemento de trabalho, publicidade ou publicação futura.

Tudo isso mantendo a proposta de troca, que é a identidade do projeto CICAS GRAVE e proporciona uma relação mais “intima” entre o artista e o espaço cultural (ferramenta) que o recepciona. Onde o interessado usufrui de todos os serviços ofertados pelo projeto gratuitamente, devolvendo o beneficio ao espaço ou comunidade prestando um serviço voluntário de livre escolha, desde uma oficina, auxilio na limpeza, contribuição no almoço, organização de ventos, feiras, plantio, entre outra infinidade de opções.

Entre os novos objetivos do Coletivo CICAS GRAVE, está o de proporcionar ao artista que utiliza o espaço de ensaio, formação ou produção do Estúdio, uma visão ampla de cada passo e evolução de seus trabalhos, tendo acesso e conhecimento a todos os principais procedimentos da produção.

Desde a analise de conteúdo e qualidade das apresentações, captação e registro material para estudos e publicações, organização e formas de armazenamento de materiais produzidos, escolha de programas úteis, marketing e tipos de publicações, entre outros fatores importantes, muitas vezes acabam sendo ignorados pela ansiedade e inexperiência dos tantos novos talentos, que sem apoio ou orientação, tomam decisões precipitadas, não optando por escolhas completas e assim sendo, não conseguem evidenciar ou distribuir de maneira satisfatória suas produções, o que desanima o novo artista ou se faz perder promissores trabalhos culturais.

A idéia é que o interessado, participando dos cursos e oficinas, tenha espaço e confiança para criar, editar e distribuir seu próprio “produto”, de acordo com suas necessidades, mas tendo no espaço a sua disposição, uma equipe profissional que estará pronta para prestar todo tipo de consultoria (técnica/design), desde a agenda para utilização do espaço, suporte para dúvidas até a conclusão final de cada trabalho.

Um comentário:

Djorus disse...

Fala Pessoal do Ciscas tudo bem??? Primeiramente parabens pelo projeto, sei comoé complicado escrever um projeto e principalmente colocar ele em pratica e voces ja estão na estrada a bastante tempo e o Centro sempre crescendo
Este ano tambem temos um projeto aprovado pelo VAI, que é o Desbravando o Caminho das Pedras, e eu acho que podemos fazer uma integração dos 2 projetos pois em ambos os casos temos coisas em comuns, vou deixar meu contato e ai vamos nos falando

Bruno
(11)9819 3395
bandadjorus@gmail.com
http://desbravandocaminhodaspedras.blogspot.com